TISS - Troca de Informações em Saúde Suplementar
Em 1998 o Governo Federal criou a Agência Nacional de Saúde - ANS, órgão que ficou responsável por fiscalizar os sistemas de Saúde Suplementar no Brasil.

De modo a cumprir suas determinações, a ANS criou uma série de mecanismos, todos firmados em Lei, sendo que todas as Operadoras de Planos de Saúde ficaram obrigadas a cumprir e contribuir com esses mecanismos.

Entre estes mecanismos está o TISS - Troca de Informações em Saúde Suplementar, que visa homogeneizar o modo como a informação é repassada entre Operadoras (neste caso, a Unimed), e os Prestadores de Saúde (Hospitais, Clínicas, Consultórios etc.).

O TISS instituiu três (03) obrigações para a comunicação entre as Operadoras de Planos de Saúde e seus Prestadores: Meio Eletrônico, Linguagem e as Guias.
  • Meio Eletrônico: determina a forma de preencher os dados requisitados pelo TISS, sendo que, na Unimed Catalão, o sistema adotado atualmente é o Hilum, da Unimed do Brasil nos consultórios e prestadores em geral, e o recebimento do arquivo XML TISS dos hospitais via sistema WSD-TISS.
  • Linguagem: compreende os nomes e termos utilizados tanto nos sistemas eletrônicos quanto nas guias em papel.
  • Guias: refere-se ao conjunto de campos e informações referentes a um atendimento médico ou hospitalar.
O preenchimento das Guias em papel deve seguir a orientação da ANS com as adequações realizadas pelas operadoras.

Visando facilitar e explicar o preenchimento de cada Guia TISS, a Unimed Catalão disponibiliza o Manual de Preenchimento e demais instruções do Padrão TISS aqui, ou no botão TISS à direita desta página.

Você também pode acessar diretamente o conteúdo da ANS sobre TISS, clicando no botão da ANS à direita.


TUSS - Terminologia Unificada em Saúde Suplementar

A Agência Nacional de Saúde estabeleceu, como parte do padrão TISS, a Terminologia Unificada em Saúde Suplementar - TUSS.

Desde o dia 31 de março, de acordo com a Instrução Normativa nº 30 de 9 de setembro de 2008 da ANS, e posteriormente a Instrução Normativa - DIDES- IN Nº. 34, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2009, e IN 36, DE 2 DE JUNHO DE 2009, a codificação e nomenclatura da CBHPM passam a ser utilizadas como referências dentro da saúde suplementar por meio da Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS).

A normativa determina que "as operadoras de planos privados de assistência à saúde e prestadores de serviços de saúde deverão obrigatoriamente adotar a TUSS, conforme proposto pela AMB, para codificação de procedimentos médicos".

"Foi acertado ainda que será responsabilidade da AMB definir a codificação e os termos que constituirão a TUSS e mantê-la, atualizá-la e divulgá-la no que se refere a procedimentos médicos. As propostas serão encaminhadas à ANS por meio do COPISS." - fonte http://www.amb.org.br/teste/tuss.html

Preocupada com o processo de transição entre a tabela atual AMB-92 e a nova tabela TUSS, a Unimed Catalão está elaborando um calendário de treinamentos a toda sua rede credenciada, tendo como público tanto médicos quanto secretárias.

Assim, embora o prazo final para uso efetivo da TUSS seja no início de 2010, a Unimed Catalão irá começar a utilizá-la com antecedência, facilitando sua adequação.

A tabela atualizada TUSS pode ser acessada aqui ou clicando no botão TISS, à direita, na tela.

 

 

 
-
Politica de privacidade 2013 Copyright - Todos os direitos reservados.